PARA PREVENIR É IMPORTANTE COMPREENDER
Para implantar as melhores estratégias de proteção em nossas empresas ou residências contra roubos é necessário compreendermos como funciona o processo de decisão dos assaltantes.
Se conseguirmos entender os fatores que podem influenciar essa decisão ou modo de atuação, teremos mais sucesso na prevenção contra essas ocorrências.
Para começar é importante distinguir a diferença entre roubos a empresas e assaltos a pessoas físicas. Assaltos são crimes de oportunidade, ou seja, o ladrão não conhece nos conhece. Porém, ele identifica uma janela de oportunidade e age. Isso aumenta o grau de violência e a imprevisibilidade.
Mas, quando se trata de roubos à empresa é difícil que sejam originários na janela de oportunidade. O mais provável é que a ação seja planejada, mesmo que minimamente. Provavelmente a rotina de entrada e saída de pessoas e veículos, horários de funcionamento e tipo de produtos ou serviços serão previamente observados/ avaliados.
O importante para o executor é ampliar as chances de sucesso e minimizar o risco de captura. A ação, salvo imprevistos, tende a ser rápida e sistemática. Não devemos menosprezar a inteligência do meliante. Ele pode ter baixa escolaridade, mas, é possível que tenha know-how na execução da ação delituosa. A escola dele é a do crime.
Em breve, compartilharei algumas dicas para prevenção.