Relatório Econômico Semanal: 23.10.24

Relatório Econômico Semanal: 23.10.24

RETROSPECTIVAS

No principal evento que marcou a semana, o Banco Central Europeu decidiu unanimemente realizar mais um corte em sua taxa básica de juros que agora se encontra em 3,25%. A redução já era esperada frente ao processo desinflacionário que o continente vem passando além da atividade econômica que se mostra bastante fragilizada.

Seguindo o que foi passado nas reuniões anteriores, o comunicado reiterou que os movimentos futuros serão totalmente dependentes dos dados macroeconômicos, porém a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que mais um corte em dezembro é possível.

Ainda na Europa, tivemos também a divulgação da inflação ao consumidor medida pelo CPI que no mês de setembro apresentou variação de 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O baixo número se deu principalmente pelo custo de energia que teve uma forte queda no mês.

Na Ásia, o crescimento do PIB chinês no terceiro trimestre de 2024 foi de 4,6%, novamente abaixo da meta do partido comunista de 5%. O governo, através de medidas de estímulo, como cortes em suas taxas de juros de 1 e 5 anos,  tenta reativar os motores econômicos que por hora demonstram menor atividade, como o setor imobiliário e consumo doméstico. A inflação ao consumidor (CPI) da China ficou em 0,4% na comparação anual com setembro do ano anterior.

Em semana de agenda econômica mais esvaziada no quesito de divulgações de dados macroeconômicos, no Brasil, o principal índice do mercado acionário (Ibovespa) fechou a semana aos 130.500 pontos. O dólar por sua vez voltou a bater os R$ 5,70 em reflexo ao receio do mercado quanto ao quadro fiscal brasileiro.

Fonte:

PERSPECTIVAS

Ao longo da semana, teremos na quarta-feira o livro bege do Federal Reserve, em que o FED de cada localidade passa a situação e perspectivas econômicas de suas respectivas localidades, sendo crucial para as tomadas de decisões futuras e calibragem de expectativas do mercado, além da divulgação do PMI dos Estados Unidos na quinta feira.

Na Europa, na quarta-feira, teremos a divulgação do PMI industrial, de serviços e o composto, em que será possível capturar as expectativas de grandes líderes de empresas frente ao futuro de seus respectivos setores.

Já no Brasil, o destaque será a divulgação do IPCA-15 de outubro na quinta feira 23 de outubro.

Atenciosamente.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Crédito & Mercado

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos