TMU News #16 | Inteligência artificial. Analytics. Cloud. Machine Learning. IoT. Revoluções 4.0. Realidades Virtuais…
Sim, essas tendências que movem a economia e o mercado de trabalho nesse nosso mundão contemporâneo são o tema da 16ª edição da Tech Me Up News é pra vocês, minha cara e meu caro!
O papo hoje envolve grana, benefícios, o que a galera tá estudando pra poder se destacar no mercado e o que as empresas de tecnologia (startups, scale-ups e companhias mais tradicionais mesmo) estão buscando para o perfil de seus líderes/gestores/executivos.
Pra montar a TMU de hoje, a gente preparou uma pesquisa bem massa sobre a média de salários em algumas das profissões que estão bombando na economia digital. E tem também dica de livro e de um episódio cheio de insights interessantes do Podcast Tech Me Up sobre trabalhar fora morando no Brasil (vale pra você moscou e perdeu, e também pra quem quer ouvir de novo).
Se liga então que tem muito conteúdo bacana. Vamos dar aquele up na carreira, consagrados?
Os salários no mundo da tecnologia: Pesquisa Ella.
Você sabia que nos últimos 10 anos as vagas no setor de tecnologia cresceram 120% e que, só em 2022, mais de 72 mil postos de trabalho foram abertos no universo de TI apenas no Brasil? Pois é, a gente tá falando de um mercado que REALMENTE tá cheio de oportunidades.
Ao mesmo tempo, estamos falando de um setor que vive uma escassez de mão de obra especializada. Nesse sentido, quem tá preparado ou disposto a se preparar, pode sair na frente e conquistar salários bem interessantes.
O desafio aqui, tanto para lideranças quanto para quem está começando, é combinar skills técnicos com habilidades comportamentais e de relacionamento que, como a gente já tá cansado de saber, são determinantes para um mercado que (quer ser, embora ainda não seja), mais inclusivo e diverso.
Tá, mas sem mais enrolação, a gente sabe que você tá curioso mesmo é pra saber quanto se ganha no mundo da tecnologia. Com base em uma pesquisa que desenvolvemos comparando dados de algumas das principais startups e empresas de tecnologia do país, se liga no que descobrimos:
Nada mal, não é mesmo? Mas se liga que tem outros benefícios!
Stock Options? Bônus? Queremos! Os benefícios tech mais amados!
Na pesquisa, a gente identificou também que muitas empresas trabalham com benefícios que vão muito além do vale-refeição sagrado do dia a dia. A gente tá falando de stock options, opções de equity e mais RSU. Ficou meio perdido?
Relaxa, a gente preparou um pequeno guia sobre esses benefícios que tem crescido bastante no mercado de startups:
Stock Options – pacote de ações que, na prática, tornam os colaboradores sócios da empresa e permitem que eles ganhem mais grana na medida em que a empresa cresce. O modelo é um caminho interessante para atrair talentos e engajar funcionários
Bônus – o modelo de bônus é mais tradicional e bastante comum em mercados como o financeiro. Pode funcionar na estrutura da participação nos lucros ou de ganhos a mais que vão além do salário e 13º – na pesquisa, a gente identificou startups e companhias pagando até R$ 180k em bonificações.
RSU – a diferença principal entre as stock options e as RSUs (Restricted Stock Units ou Ações Restritas) é que a segunda opção está atrelada a algumas condições, como cumprimento de metas, permanência mínima na empresa, dentre outras.
Equity – e o modelo de equity é a participação acionária, propriamente dita, que pode ser distribuída em empresas com capital mais maduro e já listado na Bolsa de Valores.
Bom, né? Então confere agora algumas dicas para ter sucesso em uma carreira no mercado de tecnologia!
Dicas espertas para uma carreira de sucesso na tecnologia.
Networking: às vezes o mundo da tecnologia parece pequeno, né? Aquelas startups que você, nós e todo mundo conhece e aquela outra meia dúzia de big techs que dominam alguns setores do mercado.
Mas a verdade é que há muitas águas rolando para além dos negócios digitais mais famosos – números da Associação Brasileira de Startups, por exemplo, apontam que o Brasil tem hoje quase 13 mil startups.
Pra entrar nesse mercado, o ideal é dar aquele tapa no LinkedIn e começar a se conectar com empresas que te interessam. Vai que uma delas abre a porta pra vaga que você já tá sonhando faz um tempo?
Foque (inicialmente) em uma área: se você ainda está começando, o ideal é se especializar em uma área, dominá-la e depois expandir seus conhecimentos. Pode ser UX, big data, inteligência artificial, programação… O cardápio é variado, mas dá uma focada antes de pirar nas possibilidades.
Certificações, atualizações e abertura: e não tenha medo de estudar. A área de tecnologia é muito dinâmica e você vai precisar (sempre) se manter atualizado. Faça cursos, busque certificados e se diferencie, porque os salários são muito bons, mas as exigências também são altas. E vai sem medo!
Skills de liderança: o que as empresas de tecnologia buscam?
Certo, a gente falou o básico e essencial para uma jornada bem-sucedida no universo tech. Mas o que as empresas de tecnologia estão buscando para quem já está em um posto de líder, gestor ou se prepara para essa transição?
A gente compilou 5 pontos baseados em alguns estudos da Harvard Business Review:
Confie nos seus times e distribua autoridade: muitos departamentos de tecnologia são organizados em squad e modelos ágeis para a gestão de projetos. Nessa estrutura, um bom líder é aquele que sabe delegar, distribuir níveis de liderança e estimular a autonomia.
Recomendados pelo LinkedIn
Curiosidade é tão importante quanto os skills técnicos: sabe a dica das atualizações? Ela é ainda mais importante nos níveis gerenciais. Lideranças têm o papel de estimular a difusão de conhecimento entre suas equipes e, para isso, é preciso ler, pesquisar e estudar continuamente novos modelos de gestão.
Ética e responsabilidade corporativa: em uma pesquisa com lideranças de diversas partes do mundo, a HBR identificou que os skills mais valorizados para as novas e novos líderes estão ligados à ética. Esse princípio é fundamental também para um mercado de tecnologia que vê o avanço da necessidade de transparência, segurança de dados e de leis como a LGPD.
3 cursos na faixa para aprimorar habilidades digitais.
Agora se você ainda está começando (ou querendo começar) sua jornada no mundo da tecnologia, tá afim de fazer uma transição de carreira, mas, no momento, tá meio sem grana, se liga quem tem muito curso que pode te dar uma boa base de conhecimento em tendências de inovação/habilidades digitais para que você dar um start no mundo das profissões tech.
Fica de olho, por que a real – como a gente já frisou no início – é que o mercado (no Brasil e no mundo) vem enfrentando uma crise na busca por mão de obra especializada. Então, se você tiver afim mesmo, faz um corre que há boas oportunidades por aí.
Para te ajudar, a gente separou três cursos com essa pegada:
Oracle Next Education: curso completo, gratuito e de 6 meses com uma verdadeira imersão em Java e no mundo da programação. Mas não come bole por que a inscrição vai até o dia 05 de dezembro!
Certificado Profissional Google Data Analytics: oferecido via Coursera, o curso tem certificado e conta com 8 módulos de muito conteúdo para quem quer entender como os dados estão transformando tudo à nossa volta.
Programaria – Eu Programo: A Programaria é uma startup que foi criada com um objetivo principal - incluir mulheres e gêneros minorizados no universo da tecnologia (um mercado em que há muita disparidade de gênero). O curso "Eu Programo" é o principal da plataforma e oferece bolsas para quem não tem condições de investir no momento. Confere essa iniciativa incrível!
DICA TECH — Startup que ajuda empresas no cálculo de salários.
E já que a gente tá falando de salários, estipular as propostas de remuneração com foco na atração de talentos, muitas vezes, é uma etapa desafiadora para as empresas.
Sacando essa demanda do mercado, a startup Comp lançou o "Benchmark de remuneração", uma solução gratuita que ajuda negócios do segmento tech a pesquisar médias de salário, benefícios, bônus e incentivos, a partir de um banco de dados bem amplo e super organizado.
A startup também oferece outras ferramentas e um modelo de consultoria as a service. Vale dar uma conferida ⤵
DICA DE LIVRO — Futuro Presente: O mundo movido à tecnologia.
A gente selecionou, como dica de livro dessa edição, o "Futuro Presente", por dois motivos principais: o primeiro é que a obra é reconhecida pela crítica e pelo público – além de best-seller, o livro do pesquisador brasileiro e mestre em inteligência artificial, Guy Perelmuter, ganhou o Prêmio Jabuti de ensaio científico e tem prefácio do ex-presidente do BC, Armínio Fraga.
E o segundo é que o livro consegue, ao mesmo tempo, ter uma linguagem acessível e envolvente sobre diferentes tendências da tecnologia (e como elas influenciam o mercado, a economia, as profissões), sem ser, no entanto, superficial e simplista.
Vale muito a pena dar uma lida e se aprofundar nos temas que já estão mudando nossa forma de enxergar o mundo e as relações de trabalho.
#ficaadica
PODCAST TECH ME UP — Morar no Brasil, ganhar em dólar.
Pra fechar, você sabia quem tem muito trampo fora do Brasil para quem tem interesse, mas ainda não pode ou não quer mesmo morar no exterior por muito tempo?
Esse foi o tema do 4º episódio do Podcast Tech Me Up, que você pode ouvir no Spotify ou assistir pelo YouTube, e no qual a gente bateu um papo super legal com o Lucas Coelho da @Realtime Robotics e com a Larissa Rebouças, da nossa parceira @Electus.
Na conversa, eles explicaram como funciona esse jogo de trabalhar para uma empresa do exterior morando no Brasil. Falaram também sobre os desafios do trabalho remoto e oportunidades que, se liga: envolvem (e muito) o mundo da tecnologia.
Fica esperto e não deixa de sacar o papo!
Confere aí ⤵
👍 Curtiu a experiência? Então dá um like pra nós!
🔉 Conta pra nós o que achou nos comentários e aproveita para dividir sugestões do que gostaria de ver em nossas próximas edições!
📨 E assine nossa newsletter para se manter conectado com a gente. Até a próxima!