Top Voice 2024: como me tornei uma das principais vozes do LinkedIn Brasil
Crédito da foto: arquivo pessoal

Top Voice 2024: como me tornei uma das principais vozes do LinkedIn Brasil

Há pouco mais de 15 dias, no meio das minhas férias, fui surpreendido com uma mensagem do LinkedIn Brasil no meu e-mail: “Parabéns, Stefan! Agora você é Top Voice LinkedIn”. Depois do susto inicial (cheguei a pensar que era golpe, vírus ou alguma pegadinha”, kkkk), veio a felicidade pelo reconhecimento oficial do LinkedIn pelo trabalho que realizo como criador de conteúdo frequente nesta rede social desde 2017 – ano em que decidi me reinventar como profissional, aos 40 anos, depois de sete meses desempregado.

Mensagem oficial do LinkedIn comunicando o prêmio de LinkedIn Top Voice

Desde então, tenho recebido centenas de mensagens carinhosas de pessoas que acompanham meu trabalho por aqui – mais uma vez, muito obrigado, gente! Também tenho recebido muitas mensagens com a seguinte pergunta: “afinal, Stefan”, o que você fez para virar um Top Voice?”

Vamos lá: este texto não tem a pretensão de ser um “guia de como virar um LinkedIn Top Voice”. Até mesmo porque não existe uma “fórmula pronta” pra você se destacar como criador de conteúdo no LinkedIn ou em qualquer rede social. Se você ouviu isso da boca de algum “guru de internet”, é uma grande balela, eu garanto a você!

Meu objetivo neste artigo é compartilhar algumas práticas de uso produtivo do LinkedIn que funcionaram pra mim – algumas ações que me ajudaram a divulgar meu trabalho, atrair clientes e, principalmente, inspirar pessoas que acompanham meu conteúdo aqui a se tornarem protagonistas de suas próprias carreiras. O reconhecimento que recebi com o título de “LinkedIn Top Voice” neste ano de 2024 é apenas consequência de todas essas práticas.

Mas vamos lá. Sem mais delongas, confira abaixo quais são essas práticas que fizeram com que eu me tornasse uma das principais vozes do LinkedIn Brasil!

Crie conteúdo

Sim, parece óbvio, mas até o óbvio precisa ser dito de vez em quando. Não existe a menor possibilidade de você se destacar no LinkedIn, muito menos virar um “Top Voice”, se você sempre “entrar mudo e sair calado” desta rede social.

Não basta apenas ter um perfil bonito e completo para ganhar relevância no LinkedIn. Também é fundamental criar conteúdo aqui, seja qual for o seu objetivo profissional: arrumar um emprego, atrair clientes para o seu negócio, desenvolver parcerias, divulgar uma causa, fortalecer a sua marca pessoal...

Seja como for, não tem outro caminho: tudo passa pela criação de conteúdo! Vou explicar isso melhor no decorrer desse texto.

Defina uma “linha mestra” para o seu conteúdo

Ok, eu falei acima que “é fundamental criar conteúdo” para se destacar no LinkedIn. Porém, antes de começar a publicar posts ou artigos no LinkedIn, você deve definir uma “linha mestra” para a criação do seu conteúdo, ou seja, escolher sobre quais tema você pretende criar conteúdo.

Você pode estar aí se perguntando: mas sobre quais temas devo escrever? Crie conteúdo sobre temas que você domina, ora! Por exemplo, sobre o seu trabalho ou a sua área de atuação profissional.

Se você quer se tornar uma “autoridade” em seu segmento de atuação profissional aqui no LinkedIn, escreva sobre temas que você domina. Simples assim! E, é claro, crie conteúdo que seja útil e relevante para sua “audiência”, que “faça a diferença” na vida das pessoas. É dessa forma que você vai se tornar uma “referência” na sua área e assim começar a pavimentar o caminho para conquistar seus objetivos profissionais – e, por tabela, se destacar na rede como um criador de conteúdo de relevância.

Falo por experiência própria. Em 2017, quando decidi abrir minha empresa de consultoria e treinamentos em marketing digital, vendas e gestão da marca pessoal, percebi que o LinkedIn seria um ótimo local para divulgar meu trabalho, atrair clientes e gerar novas oportunidades de carreira e negócios. Então comecei a criar muito conteúdo por aqui com essa “linha mestra” – marketing digital, vendas e gestão da marca pessoal –, o que me ajudou demais a conquistar os primeiros clientes para minha empresa.

Em 2018 – ou seja, bem antes do prêmio de LinkedIn Top Voice –, recebi o primeiro reconhecimento pelo meu trabalho como um criador de conteúdo contumaz aqui no LinkedIn: fui convidado a fazer parte do Programa Mundial de Digital Influencers da multinacional SAP, ao lado de feras da primeira turma de LinkedIn Top Voices, como Paulo Fernando Silvestre Jr. e Marc Tawil.

Alguns anos depois, em 2021, me tornei Especialista em Mercado da Longevidade pela FGV e acrescentei uma nova “linha mestra” ao meu trabalho como criador de conteúdo aqui no LinkedIn: passei a escrever sobre temas relacionados ao aumento da longevidade, como preconceito de idade contra profissionais maduros no mercado de trabalho, Diversidade Geracional, Mercado da Longevidade e carreira na maturidade, o que contribuiu para que eu me tornasse uma referência nacional nessa área.

Tenha constância

Além de criar conteúdo útil e relevante para o seu “cliente”, é preciso ter constância na publicação desses conteúdos aqui no LinkedIn. Porém, muita calma nessa hora: qualidade é mais importante do que quantidade.

Rede social – inclusive o LinkedIn – é sobre o que eu chamo de “três erres”: regularidade, recência e relevância. Ou seja, você precisa criar conteúdo relevante com alguma regularidade para que ele seja sempre recente na timeline das pessoas. Isso não significa que você precise postar “loucamente” no seu feed, várias vezes por dia ou por semana!

“Ok, Stefan, mas então qual é a frequência ideal de publicação de conteúdos no LinkedIn?”, você pode estar se perguntando. Como membro do programa LinkedIn para Creators, certa vez fiz essa pergunta para um dos editores do LinkedIn e a resposta foi: se você publicar de um a três posts por semana, já consegue um bom alcance para os seus conteúdos. Ou seja, se você caprichar nos seus conteúdos, nem precisa postar tanto assim.

De novo: não é sobre quantidade, é sobre qualidade!

Eu costumo publicar de três a quatro vezes por semana, e às vezes chego a ficar dois dias sem publicar nada no LinkedIn, apenas interagindo nos conteúdos de outros profissionais.  Em alguns finais de semana, nem entro na rede. Duas vezes por ano, faço um “detox digital” – já fiquei 30 dias sem acessar o LinkedIn.

Sim, todo mundo tem vida fora da rede social (ou deveria ter). Você não precisa estar o tempo todo no ambiente digital para melhorar sua performance e ganhar mais destaque no LinkedIn. Vai por mim, sua saúde mental agradece. Em resumo: tenha constância na publicação de conteúdos, mas não pire!

Posicione-se

Nos cursos e mentorias de uso produtivo do LinkedIn que realizo desde 2018, com frequência alunos e clientes me perguntam se devem “se posicionar” na rede, ou seja, emitir sua opinião – inclusive sobre temas “polêmicos”.

Minha resposta: é claro que sim! Desde que você conheça minimamente aquele tema e não ofenda ninguém com sua opinião, não há o menor problema em se posicionar. Pelo contrário: posicionar-se de forma inteligente e sensata sobre um tema que você conhece provavelmente vai fazer com que você se destaque e fortaleça sua marca pessoal.

Vão aparecer algumas pessoas que não concordam com a sua opinião? Alguns “haters”? Sim! E daí? Todo mundo tem direito a dar sua opinião sobre um tema – desde que seja de forma respeitosa –, e está tudo bem. É até bom para enriquecer o debate em torno do seu conteúdo. E os “haters”? Ignore, não vale a pena discutir com quem só quer tumultuar e agredir.

Por conta do meu trabalho como criador de conteúdo sobre Diversidade Geracional, eu me posiciono com frequência na rede. Recebo mais elogios do que críticas, posso te garantir. E foi exatamente por me posicionar sobre temas “polêmicos” (como o preconceito de idade contra profissionais maduros) que consegui dar mais visibilidade para a Mais 40+ e para o meu trabalho como palestrante e consultor de Diversidade Geracional e Mercado da Longevidade – algo que, não tenho dúvida, contribuiu para que eu tivesse mais destaque no LinkedIn e recebesse neste ano o reconhecimento de Top Voice.

Portanto, não tenha medo de se posicionar!

Alterne formatos de conteúdo

O LinkedIn oferece várias possibilidades de entrega de conteúdo que vão muito além dos posts comuns (texto + imagem) e ajudam o criador de conteúdo a criar “autoridade” na rede social – algo que faz toda a diferença para fortalecer uma marca pessoal e gerar oportunidades de carreira ou negócios.

Nesse sentido, vale a pena experimentar outros formatos de conteúdo, como os artigos, as newsletters, os vídeos e até mesmo as lives. As newsletters, por exemplo, são textos longos que permitem ao criador de conteúdo se aprofundar em um tema que conhece bem, o que contribui demais para que ele se torne uma “referência” no seu segmento de mercado – e ainda oferecem uma vantagem extra: o assinante da newsletter (como esta que você lê agora) recebe uma cópia direto no seu e-mail pessoal!

Estimule conversas e gere engajamento

Rede social não é um monólogo, é uma conversa. Portanto, seja um criador de conteúdo que gera conversas na rede!

Como fazer isso? Ao criar seus conteúdos, desenvolva o hábito de fazer perguntas e propor discussões. Ao fazer isso, você estimula que o leitor se manifeste nos comentários, aumentando o engajamento do seu post. Porém, fica a dica: não poste e “saia correndo”!

Publicou algo? Fique “de plantão” respondendo os primeiros comentários por pelo menos uma hora. Depois, procure responder ou pelo menos reagir a todos os comentários dos seus conteúdos no decorrer dos dias seguintes. Responder comentários é até uma questão de respeito com sua audiência.

“Ah, mas tem muitos comentários pra responder, Stefan!”. Ué, mas você não queria que o seu conteúdo repercutisse na rede? Parabéns, você conseguiu! Agora não reclame e aproveite para interagir com as pessoas e aumentar o alcance do seu conteúdo!

Conte sua história

Quem é você? Qual é a sua trajetória profissional e pessoal? Quais foram as principais dificuldades que você enfrentou na sua carreira? E as suas principais conquistas? Você já contou a sua história no LinkedIn?

Ao contar a sua história, você humaniza o seu conteúdo e provavelmente vai ajudar as pessoas por meio dos aprendizados de vida e carreira que está compartilhando. Esse tipo de conteúdo, além de fortalecer sua marca pessoal, tem mais chances de aumentar a sua audiência no LinkedIn por ter alto potencial de alcance (viralização) na rede social. Quem não gosta de uma boa história?

Artigo publicado em 2018 no qual contei como me reinventei como profissional na maturidade

Seja autêntico

No item anterior, falei sobre a importância de contar sua história e falar sobre o seu trabalho para fortalecer a sua marca pessoal. Porém, seja autêntico!

Não caia na tentação de “criar um personagem” que não corresponde à realidade para tentar se destacar na rede. Como usuário e profissional que trabalha com redes sociais há mais de 10 anos, já vi muita gente criar “fanfics”, exagerar nas suas conquistas, omitir ou inventar informações e até mesmo plagiar conteúdos para obter algum tipo de benefício, seja ganhar mais visibilidade na rede, conquistar um emprego ou clientes para o seu negócio.... Cuidado! Cedo ou tarde a verdade aparece. Mentira tem perna curta!

Uma marca pessoal forte é construída em cima de verdade. Não esqueça disso!

Tenha paciência e não desista

Por fim, uma última dica: se você entrou no LinkedIn há pouco tempo e recém começou a criar conteúdo na plataforma, tenha paciência. Na maioria das vezes, o resultado não aparece tão rapidamente.

No início, seus conteúdos terão poucos likes e comentários. Isso é normal, afinal, seu número de seguidores é pequeno. Portanto, sua “audiência” também é. Avalie os resultados dos seus conteúdos periodicamente e, se for preciso, faça ajustes na sua “linha mestra” até encontrar a melhor forma de comunicar a sua mensagem aqui na rede. Acredite, todo “Top Voice” já foi um criador de conteúdo inexpressivo, com meia dúzia de likes nos seus posts. Não desista!

Se precisar de ajuda nessa jornada, conte comigo. Desde 2018, já fui mentor de dezenas de profissionais que queriam aprender a usar o LinkedIn de forma realmente produtiva, compartilhando com eles o mesmo conhecimento que me tornou um especialista nesta rede e, agora, um LinkedIn Top Voice.

Se quiser saber como funciona minha mentoria de uso produtivo do LinkedIn, agende um “café virtual” comigo sem compromisso. É só CLICAR AQUI.

Obrigado pela leitura. Grande abraço e até a próxima!

Stefan Ligocki, 47 anos, é palestrante, consultor, professor, mentor, e criador de conteúdo nas áreas de Diversidade Geracional, Mercado da Longevidade, carreira na maturidade, marketing, vendas e gestão da marca pessoal. Especialista em Mercado da Longevidade pela FGV, é fundador e diretor da Mais 40+, empresa de educação corporativa e consultoria nas áreas de Diversidade Geracional, Mercado da Longevidade e carreira na maturidade.

Desde 2022, Stefan Ligocki faz parte do LinkedIn para Creators, o programa oficial de criadores de conteúdo do LinkedIn Brasil. Em 2023, foi considerado o terceiro criador de conteúdo que mais cresceu em popularidade e relevância no LinkedIn Brasil, de acordo com estudo da empresa francesa de avaliação de mídias sociais Favikon. Em 2024, foi eleito LinkedIn Top Voices, prêmio concedido pelo próprio LinkedIn aos criadores de conteúdo mais relevantes da plataforma.

Desde 2017, Ligocki já realizou mais de 230 cursos e palestras em 60 cidades do Brasil, capacitando mais de 15 mil profissionais de marketing, vendas e recursos humanos de cerca de 400 empresas e organizações, entre elas Unimed, Sicredi, Unicred, SAP, ArcelorMittal, SBT e SEBRAE, entre outras.

Para contratar palestras, cursos ou consultorias de Diversidade Geracional, Mercado da Longevidade, marketing ou vendas, acesse o meu site.

Acompanhe todos os meus conteúdos seguindo o meu perfil aqui no LinkedIn. Acompanhe outros conteúdos sobre marketing, vendas e gestão da marca pessoal também no Instagram @stefanligocki.

Fernanda Soliani Pereira

Consultor de Carreira e de RH | Especialista em LinkedIn | Desenvolvimento Humano | R&S | T&D | Gestão de Talentos | Gestão de Desempenho

10 m

Stefan Ligocki parabéns pelo reconhecimento. É super merecido! Eu gosto muito dos seus conteúdos e um dia quero obter este reconhecimento também. Bora trabalhar! 🔊

Marcus Sá

Médico do trabalho I RQE I Gestão da saúde e prevenção no trabalho | Medicina Ocupacional I PCMSO I SSMA

10 m

Parabéns TOP VOICE! Excelente seu artigo sobre como alcançou o título... destacando conteúdo de qualidade e o tema etarismo 40+... 50+...

Fabi Nunes

Capitã @ NAU25 | Especialista em Marketing Estratégico e Neuroeducação.

10 m

Muito bom Stefan! Parabéns. 🎤💥🦈

Lisane Sousa

Nutricionista especialista em Fitoterapia | Palestrante de Longevidade | Saúde | Qualidade de vida | Reeducação alimentar | Nutrição Comportamental | Auxilio profissionais com a rotina agitada a conquistarem mais saúde

11 m

Parabéns Stefan Ligocki! Excelente trabalho!

Marcus Moro

Líder de Operações/Supervisor de Operações/Coordenador de Logística/Liderança/Gestão de Pessoas/SAP/WMS//E-Commerce/Fullfillment/Transportes/Armazenagem/Distribuição/KPIS/Gerencimento de Estoques

11 m

Parabéns meu amigo Stefan Ligocki, você é merecedor, e agradeço pelas dicas e continuamos na batalha Mais 40+, abraços !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos