5 Dicas de Saúde Mental para umas férias verdadeiramente descansadas
Começou as férias há pouco tempo ou ainda não foi de férias?
Hoje trazemos-lhe algumas dicas importantes para a sua Saúde Mental numa altura em que o descanso deveria ser essencial, mas nem sempre o é.
1) Procure organizar as suas férias com antecedência e de modo a que durem pelo menos 2 semanas. Dê ao seu organismo algum tempo para se reequilibrar, habituando-se a uma necessária mudança de ritmo, para que possa depois desfrutar em pleno das férias. Permita-se desacelerar – um cérebro descansado é mais produtivo!
2) Tente fazer férias longe do local onde reside e/ou trabalha, procure visitar locais desconhecidos, evitando rotinas de férias. A mudança de rotina favorece a diminuição do stress e diminui a probabilidade de respostas habituais (ex.: impaciência, irritabilidade fácil) a situações ansiogénicas experimentadas no dia-a-dia. Novos contextos favorecem novas interpretações e o surgimento de ideias criativas. Além do mais, impede-o/a de se envolver em situações familiares ou de trabalho que naturalmente o/a fariam ficar mais ansioso ou irritado.
3) Procure solucionar questões pendentes ao nível profissional e da gestão doméstica antes de ir de férias. As férias devem representar uma pausa também nas nossas habituais preocupações e problemas. Se for muito difícil desligar-se das suas funções laborais, procure escolher um roteiro de férias que lhe permita evoluir/aprender e simultaneamente relaxar.
4) Dedique pelo menos 5 minutos diários a não fazer nada. O nosso organismo está tão habituado a determinadas ritmos, acções e pensamentos que nos é muito difícil parar e permitirmo-nos estar, sem culpa, a desfrutar do presente.
5) Cuide da sua saúde, procurando fazer aquilo que lhe faz bem. Muitas vezes temos programas pré-definidos nas férias e depois quando a altura chega não nos apetece fazê-los. Coma alimentos que gosta e lhe fazem bem, cuide do seu sono (descanse o que for preciso/possível), procure actividades que lhe dêem prazer (sozinho ou acompanhado), esteja com pessoas que lhe fazem bem. Usufrua nestes dias do bem-estar que merece todo o ano, mas pode ser mais difícil obter.
Boas férias!
www.psinove.pt